Sobre nós

                                                                              

            "Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós."                                

 

                                                                                     KAFKA, FRANZ

 

Introdução aos Professores, Educadores e Encarregados de Educação

Face às enormes transformações socioculturais a que assistimos e vivenciamos, o grande desafio do século XXI será o de nos adaptarmos às exigências dessa nova estrutura social designada por Sociedade da Informação e do Conhecimento. Face à mudança, torna-se premente a revitalização das bibliotecas escolares, aproveitando as inovações tecnológicas oferecidas por este novo contexto, que passou a disponibilizar soluções de carácter tecnológico que permitem a passagem da mera Gestão Documental a uma Gestão do Conhecimento.

 

Actualmente, uma biblioteca, seja nacional, municipal, universitária ou escolar, já não é apenas um espaço físico que disponibiliza recursos bibliográficos. O novo paradigma de biblioteca implica, também, a disponibilização de recursos técnicos que facilitem o acesso, difusão e utilização do seu património documental, que deixou de ser exclusivamente bibliográfico e se apresenta em novos suportes.

Com o surgimento da Sociedade de Informação, as bibliotecas, se pretendem fornecer serviços de qualidade, têm forçosamente que se informatizarem, criando redes de serviços e sistemas em suporte informático.

Numa biblioteca escolar, os processos de gestão interna deverão acompanhar as novidades tecnológicas disponíveis, já que a Sociedade de Informação, enquanto mudança cultural, social e tecnológica, também acarreta o desenvolvimento de novos objectivos educativos e competências (Brites & Silva).

Surgiu, assim, a necessidade de revitalização da biblioteca escolar, adaptando-a às reformas educativas e à generalização da Sociedade de Informação.

Deste modo, tornou-se competência dos professores responsáveis pela gestão das bibliotecas escolares, criar estratégias e implementar tecnologias que dêem vida aos documentos, já que, cada vez mais, a biblioteca de uma escola deixa de ser um espaço físico individualizado, transformando-se numa biblioteca universal, digital e compartilhada, em que o contributo é de todos e não apenas do bibliotecário